25 de fev. de 2012

O que é Parto Humanizado?

Ter um filho hoje é uma tarefa heróica. 
Em vários lugares do mundo o parto é visto de uma forma natural e simples, nem por isso levianamente. Japão, Holanda, e Inglaterra são países com as menores taxas de mortalidade, maternidade e complicações pós-parto.
foto: Dani Alves


No Brasil chegamos ao auge da medicalização do parto.
Nem por isso nossas taxas de mortalidade e morbidade estão diminuindo, sendo que algumas maternidades atingem até 90% o índice de cesárea.


Os Principais motivos do alto índice de cesarianas no Brasil são comunidade ( data marcada, planejamento de toda família), baixa remuneração dos profissionais e muitas vezes a própria paciente, que teme pela dor.

foto: bemcomumbebe
Na contramão de uma sociedade que busca todos os recursos para fugir da dor, a cada dia, aumenta o número de mulheres que buscam naturalismo no nascimento dos seus filhos.

O parto humanizado critica o uso de tecnologias e procedimentos desnecessários em partos de baixo risco e defende que o nascimento aconteça da maneira mais natural possível.


foto: partonaturalgestantes
Evitamos medicamentos, permitimos que a paciente escolha a melhor posição de parir (cócoras, na água), usamos de artifícios para a diminuição da dor através de doulas, além de outros elementos como aromaterapia, musicoterapia e cromoterapia, para que esse momento tão importante seja marcado de uma maneira extremamente positiva.






Chegou a hora de mudar. Precisamos deixar nossa prepotência de lado e aceitar que a protagonista do parto seja a própria paciente. Converse com seu médico, discuta o seu plano de parto... Confie em você!

matéria: revista alphamagazine
Márcia Antunes Chico
é formada pela PUC de Sorocaba Médica Assistente do Setor de Mastologia do Hospiltal Pérola Byington.
mac.oliveira@hotmail.com
Médica especialista em Ginecologia Obstetrícia e Mastologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário