12 de jun. de 2012


CONHECER PARA PREVENIR
Oftalmologia



foto: Sem e com Glaucoma.

GLAUCOMA

O que é Glaucoma?

Glaucoma é uma doença que pode levar à cegueira se não for diagnosticada e tratada a tempo.
Caracteriza-se principalmente pelo aumento da pressão intraocular (pressão dentro do olho) provocando danos irreparáveis ao nervo óptico e consequentemente perda progressiva do campo de visão. É uma doença crônica que não tem cura, mas pode ser controlada.


Quais são os fatores de risco do Glaucoma?


foto:glaucoma.
Os fatores de risco do Glaucoma mia comuns são:
  • Hereditariedade (fator genérico);
  • Miopia;
  • Idade avançada (acima de 40 anos);
  • Hipertensão arterial.


Quais são os principais sintomas do Glaucoma?

Um fato preocupante é que, na maioria dos casos, o Glaucoma não apresenta sintomas aparentes que permitem sua identificação precoce. Ele só é percebido quando a pessoa nota uma diminuição do campo visual ou uma perda da visão. Infelizmente, quando isso ocorre, o Glaucoma já se encontra num estágio avançado.

Entretanto, exite um tipo de Glaucoma conhecido como glaucoma agudo que provoca dor ocular intensa, olho vermelho, embaçamento da visão, náuseas e vômitos.


Como surge o Glaucoma?

foto: olho com Glaucoma.

O Glaucoma surge quando ocorre um aumento da pressão intraocular. No interior dos olhos há um líquido chamado humor aquoso que é produzido em uma estrutura chamada corpo ciliar. Como essa substância é produzida coninuamente e tem a importante função de nutrir e "limpar" esse órgão, o olho precisa eliminar seu excesso através do trabeculado - uma espécie de "ralo", responsável pela drenagem. É justamente quando esse "ralo" deixa de funcionar que ocorre o aumento da pressão intraocular, evoluindo para o Glaucoma.


Quais são as principais consequências do Glaucoma?

O Glaucoma pode levar à cegueira irreversível porque desencadeia um processo em que ocorre perda definitiva das fibras nervosas que formam o nervo óptico, órgão responsável pela visão.


Como prevenir o Glaucoma?
  


O Glaucoma só pode ser diagnosticado numa consulta de rotina. Como a prevenção é o principal tratamento, deve-se procurar um oftalmologista regularmente. Para pessoas acima de 40 anos é recomendável que a prevenção se faça com consultas anuais, ou seja, uma vez por ano.


  
Como tratar o Glaucoma?

foto: olho sem glaucoma.



O tratamento mais comum do Glaucoma consiste na utilização de colírios específicos.Entretanto, dependendo do caso, podem também fazer parte desse tratamento a aplicação de laser e/ou procedimento cirúrgico. Por isso, é muito importante buscar o diagnóstico de um especialista.









fonte: CEMA Medicina Especializada 
Olhos * Ouvidos * Nariz * Garganta

HORA MARCADA CEMA


Através do serviço HORA MARCADA CEMA você agenda consultas e exames com facilidade, rapidez e segurança. Basta ligar para a Central de Atendimento no telefone (11) 2602-8000, de segunda a sexta-feira, das 7 às 23 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 20 horas, e escolher a data, horário e médico de sua preferência.

AGENDA FÁCIL CEMA 

Se preferir, envie um e-mail para o endereço:
roncoeapneiadosono@cemahospital.com.br informando seu nome completo, telefone para contato, convênio médico e plano. Retornaremos o contato em até 48 horas.


 CEMA Medicina Especializada 
Olhos * Ouvidos * Nariz * Garganta
Matriz: Rua do Oratório, 1.369 - Mooca - São Paulo, SP
Unidade Aricanduva: Avenida Aricanduva, 5.555
Unidade Santana: Avenida Cruzeiro do Sul, 3.000
www.cemahospital.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário