18 de set. de 2011

Como combater a caspa



Aprenda como cortar o mal pela raiz e o que fazer para evitar seu aparecimento, chamada pelos médicos de dermatite seborréica, é uma doença que se desenvolve apenas em pessoas geneticamente predispostas.

Quais são as causas? As glândulas fabricam muita oleosidade, causando essas descamações, onde surgem as pequenas casquinhas brancas, que são fragmentos de células mortas.

Quais são os agravantes da doença? A instabilidade emocional, depressão ou ansiedade colaboram muito para o aumento da caspa. A alimentação desequilibrada junto com o uso de secadores e banhos excessivamente quentes é um dos grandes agravantes da caspa.

Como controlar? Lave todos os dias os cabelos com água morna e xampu para cabelos oleosos. Não durma com os cabelos úmidos, nem prenda ou coloque qualquer tipo de prendedor enquanto estiverem molhados.

Adquira hábitos saudáveis de vida, pratique exercícios físicos e cuide bem de sua alimentação.

Seja no couro cabeludo ou em qualquer parte da pele, nunca tire as casquinhas, este tipo de ação só aumenta o problema além de machucar o local.


A caspa não tem cura definitiva, contudo o uso contínuo de um xampu anticaspa pode apresentar bons resultados no combate da caspa, reduzindo-a quase zero e evitando o reaparecimento da mesma. A caspa é responsável pelo enfraquecimento dos fios, pode causar coceira e até mesmo a queda de cabelo.

Tome cuidado quando se trata de escolher um xampu anticaspa. Cada pessoa possui um couro cabeludo com características específicas, existem xampus com substâncias químicas que podem até lesar os cabelos, caso usados erroneamente. Consulte um dermatologista, ele irá receitar um xampu mais adequado ao seu problema.

Os principais xampus e cremes anticaspa tem sua composição baseada no cetoconazol. Entretanto, outras substâncias como o ácido alfa-hidróxido, o sulfeto de selênio, a piritiona de zinco e o alcatrão de carvão provaram-se eficientes no tratamento da caspa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário